O novo dispositivo da gigante chinesa de tecnologia tem painéis solares embutidos na estrutura, o que permite que a bateria seja recarregada quando o usuário estiver ao ar livre.
A Lenovo acredita que as pessoas conseguirão uma hora de reprodução de vídeo com apenas 20 minutos de carregamento solar.
O novo Lenovo Yoga Solar PC da empresa foi revelado no evento Mobile World Congress em Barcelona.
O laptop "ultrafino" mede apenas 15 mm de espessura e é leve, pesando 1,22 kg, o equivalente a cerca de cinco iPhones.
O dispositivo é apenas um conceito por enquanto, mas pode acabar à venda um dia.
A Lenovo diz que a ideia é que os usuários possam "transformar qualquer espaço — interno ou externo — em um ambiente de trabalho produtivo".
As células solares são embutidas na parte superior do gabinete do laptop, que segura a tela.
A Lenovo afirma que seus painéis têm uma taxa de conversão de 24% — um número definido pela quantidade de luz solar que atinge os painéis que pode ser transformada em eletricidade.
Esse número geralmente fica entre 15 e 24 por cento, o que coloca o laptop da Lenovo no topo da escala.
A Lenovo detalhou como usou a tecnologia 'Back Contact Cell', que move os suportes e as linhas de grade para a parte traseira das células solares e cria mais espaço para "absorção ativa".
A empresa afirma que o laptop será capaz de gerar energia "mesmo em condições de pouca luz".
Sua rival Samsung criou um laptop alimentado por energia solar em 2011 — que conseguia funcionar por uma hora para cada duas horas passadas no sol — mas era muito volumoso.
Em comparação, a Lenovo descreve seu gadget como "o primeiro PC ultrafino alimentado por energia solar do mundo", pois ele mede menos de 18 mm de espessura.
Comentários
Postar um comentário