O Carnaval chegou e os blocos já estão nas ruas nas pré-comemorações da data, que começou nessa semana (22 e 23 de fevereiro) em várias localidades do país. Os foliões devem ficar atentos para não caírem em golpes e, assim, aproveitarem a data protegendo o seu dinheiro.
Quem gosta de cair na folia precisa redobrar a atenção: é na aglomeração que criminosos aproveitam para furtar celulares e também apostam na distração dos foliões na hora dos pagamentos com cartão para trocá-los ou aplicar o “golpe da maquininha”.
Golpistas que trabalham como vendedores prestam atenção quando você digita sua senha na maquininha e depois trocam o cartão na hora de devolvê-lo. Com o cartão e a senha, fazem compras usando o seu dinheiro. Preste muita atenção ao comprar algo na rua e pagar com cartão, alerta a Federação Nacional dos Bancos (Febraban).
CONFIGURAR O LIMITE DO PIX
O campo de senha deve mostrar apenas asteriscos. O cliente também não deve aceitar fazer pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado. E é muito importante que a própria pessoa insira o cartão na maquininha, e confira se o cartão devolvido é realmente o seu.
“Todo usuário pode configurar, no app do seu banco, o limite de transferência via Pix. A medida é importante para auxiliar na gestão e controle de transações e a funcionalidade está disponível no internet banking e nos aplicativos bancários na área ‘Meus Limites Pix’. Antes de sair de casa para curtir os blocos, revise o limite para valores que for realmente usar na festa e não esqueça também de habilitar as ferramentas de segurança do aparelho”, alerta Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
Comentários
Postar um comentário