Apple planeja introduzir novas medidas de segurança para crianças

A empresa anunciou em um whitepaper que permitirá que os pais compartilhem as faixas etárias de seus filhos com aplicativos e atualizem o sistema de classificação etária da App Store, tornando mais simples para os pais criarem Contas Infantis para seus filhos, em recursos que serão introduzidos "este ano".

Empresas como Meta, Snap e X pediram que as plataformas assumam a responsabilidade de verificar as idades dos usuários no nível do sistema operacional ou da loja de aplicativos, embora a Apple tenha relutado em fazê-lo.

A gigante da tecnologia argumenta no whitepaper que a verificação de idade "no nível do mercado de aplicativos" não é o ideal, pois significaria que os usuários teriam que fornecer "informações pessoais confidenciais".

A Apple diz: "Isso não é do interesse da segurança ou privacidade do usuário."

A empresa diz que o recurso de faixa etária significa que os pais "podem permitir que seus filhos compartilhem a faixa etária associada às suas Contas Infantis com os desenvolvedores de aplicativos".

As informações serão reveladas aos desenvolvedores "se e somente se os pais decidirem permitir que essas informações sejam compartilhadas", enquanto os pais terão a opção de desabilitar o compartilhamento.

O recurso não "fornecerá as datas reais de nascimento das crianças".

Comentando sobre o anúncio, o porta-voz do Meta, Jamie Radice, disse ao The Verge: "O anúncio de hoje é um primeiro passo positivo, no entanto, os desenvolvedores só podem aplicar essas proteções adequadas à idade com a aprovação de um adolescente.

"Os pais nos dizem que querem ter a palavra final sobre os aplicativos que seus filhos adolescentes usam, e é por isso que apoiamos a legislação que exige que as lojas de aplicativos verifiquem a idade da criança e obtenham a aprovação dos pais antes que seus filhos baixem um aplicativo."

Comentários