União planeja ação judicial contra Enel por danos morais coletivos em São Paulo

A Advocacia-Geral da União (AGU) está organizando uma ação judicial contra a Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em São Paulo, com o objetivo de buscar indenização por danos morais coletivos. A medida ocorre após uma série de apagões que afetaram a capital paulista e a região metropolitana, deixando milhões de pessoas sem energia.

O ministro Jorge Messias, advogado-geral da União, mencionou que já requisitou informações à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor e ao Ministério de Minas e Energia para embasar a ação. “A empresa vai ter que arcar com os custos dos danos causados à população”, declarou Messias durante o programa Bom Dia, Ministro, transmitido pela EBC.

Governo federal prioriza responsabilização da Enel

No último apagão, mais de 2 milhões de pessoas foram impactadas, sendo este apenas um dos incidentes registrados no ano. Para o ministro, a situação expõe uma “grave falha de competência” da empresa, o que faz da questão uma prioridade para o governo federal.

Comentários