Novos recursos de IA para PC e do Copilot+ são oferecidos pela Microsoft além da atualização para 2025 do Windows 11



Agora que estamos há alguns anos na obsessão da Microsoft com IA e seu assistente Copilot , está mais claro do que nunca que o papel do Windows 11 é mostrar a proeza da inteligência artificial da empresa. Pelo menos, essa é a mensagem que tirei do anúncio de hoje de que a atualização do Windows 11 2025 (versão 24H2) está começando a ser lançada. Enquanto o próprio sistema operacional está recebendo alguns novos recursos, como ajustes há muito esperados no File Explorer, a Microsoft está muito mais ansiosa para divulgar os novos recursos do Copilot+ AI PC .

Há o "Click to Do", que aciona o Copilot para ajudar você com o que estiver na tela, como remover um objeto no aplicativo Fotos ou resumir um artigo longo. É aparentemente fácil de usar — ​​basta segurar o botão do Windows e clicar no seu alvo — e a Microsoft diz que oferecerá dicas contextualmente relevantes. Assim como muitos dos recursos de IA da empresa, você pode pensar no Click to Do como uma versão superpoderosa sob demanda do Clippy, seu infame assistente de software dos anos anteriores. Mas como o Click to Do aparece quando você quiser, e na verdade há alguns recursos de IA potencialmente úteis, ele deve ser muito menos irritante do que aquele maldito clipe de papel.

Atualização do Windows 11 2025

Clique para fazer no Windows 11. (Microsoft) Conforme foi apurado pela Gerprodia Folha 24 Horas, você também poderá aumentar a resolução das fotos no aplicativo Fotos em até oito vezes. Um controle deslizante permitirá que você ajuste precisamente o quanto deseja aumentar a qualidade. Isso não é particularmente novo — a Adobe tem seu próprio recurso de Super Resolução com tecnologia de IA , assim como o popular aplicativo de edição de fotos para Mac, Pixelmator. Mas pelo menos é útil tê-lo integrado diretamente no seu sistema operacional. Opções de preenchimento e apagamento baseadas em IA generativa também estão chegando ao Paint, permitindo que você remova objetos ou crie novos facilmente.

A Microsoft deu a entender algumas melhorias de pesquisa com tecnologia de IA no passado, e parece que elas finalmente estão chegando com a atualização do Windows 11 2025. Agora você pode encontrar arquivos usando suas próprias palavras, sem se preocupar com sintaxe de pesquisa esotérica. Se quiser encontrar fotos do seu cachorro na praia, basta digitar isso.

E, claro, há o Recall, o recurso de estreia do Copilot+ da empresa para recuperar qualquer coisa que aconteça no seu computador. Ele foi imediatamente criticado por ser surpreendentemente inseguro — pesquisadores descobriram que hackers podiam acessar o banco de dados de capturas de tela do Recall sem privilégios de administrador. A Microsoft imediatamente atrasou o Recall para reformular seu modelo de segurança : agora, ele está tornando o recurso completamente opcional, em vez de ativá-lo por padrão. A autenticação biométrica do Windows Hello é necessária para usar o Recall, e ele também está criptografando o banco de dados de capturas de tela e outras interações.

Empresas Microsoft, Adobe, Windows 11, Mac, Pixelmator, Gerprodia

O que você achou? Siga o @folha24horas no X para ver mais e deixar seu comentário e nos seguir para mais novidades.

Comentários