Correios terá cadastro de reserva com 5.975 vagas? Confira detalhes



Os editais do concurso Correios trouxeram apenas vagas para provimento imediato, mas muitos candidatos ficaram com dúvidas sobre o cadastro de reserva. Afinal, o que aconteceu com as quase 6 mil vagas anunciadas anteriormente?

A falta de informações sobre a distribuição dessas vagas causou surpresa, especialmente porque foi a própria empresa que divulgou essa previsão.

Prepare-se para os Correios:

Caderno de Questões Correios 2024 Agente dos Correios

Apostila para Agente de Correios! Concurso dos Correios 2024

A reportagem do Folha 24 Horas entrou em contato com a empresa para esclarecer: o concurso Correios contará com cadastro de reserva?

Confira a resposta a seguir!

Concurso Correios terá 9.443 vagas?

Embora os editais estebeleçam que a oferta do concurso será de 3.511 vagas para provimento imediato, os Correios divulgaram que há uma previsão de que 5.975 oportunidades em cadastro de reserva.

Dessas 5,9 mil vagas, seriam 5.344 para o cargo de carteiro (edital de nível médio) e 631 para a função de analista dos Correios (edital de nível superior.

Esse quantitativo foi divulgado pelos Correios no dia 3 de outubro, quando confirmou a data de lançamento dos editais e outras informações.

Na época, a empresa disse, em nota:

"Serão ofertadas 3.099 vagas de Agente de Correios (nível médio), além de 5.344 para cadastro reserva; e 369 vagas para Analista de Correios (nível superior) mais cadastro reserva de 631 postos para o cargo. Os salários iniciais serão de R$ 2.429,26 e R$ 6.872,48, respectivamente." A mesma informação também chegou a ser reforçada pelos Correios por meio das suas redes sociais. Veja a seguir!

Portanto, a empresa trabalha com a previsão de formar um cadastro de reserva com 5.975 vagas, mas não divulgou se há uma distribuição por cargos ou localidades prevista.

O que dizem os Correios?

O jornalismo do Folha 24 Horas questionou os Correios sobre a ausência das vagas de cadastro de reserva no edital e se o total de 5.975 vagas será realmente destinado aos excedentes.

A reportagem também perguntou se a empresa disponibilizará a distribuição por cargo/região ou se as convocações serão feitas conforme a disponibilidade.

Em resposta, os Correios informaram que os editais não mencionam um cadastro específico, mas preveem essa possibilidade por meio do item 2.1.7. Leia a seguir:

"Os editais nº 270/2024 e 271/2024 não mencionam um cadastro de reserva específico. No entanto, conforme o item 2.1.7 do edital, há a possibilidade de os Correios convocarem candidatos adicionais, para suprimento das vagas eventualmente não supridas pelos candidatos classificados dentro do número de vagas imediatas disponibilizadas, conforme a necessidade operacional da empresa", disseram os Correios. Mas, o que diz o item 2.1.7 do edital?

2.1.7: Os CORREIOS poderá, excepcionalmente, convocar candidatos adicionais para o suprimento das vagas previstas no Anexo I – Quadro de Vagas.

Portanto, não é possível confirmar se o concurso Correios preencherá 9.443 vagas previstas. Embora o cadastro de reserva não seja uma garantia de convocação, os Correios traziam um quantitativo e atualmente não mencionam mais essa número publicamente.

A oferta do concurso segue sendo de 3.511 vagas imediatas, conforme indicam os editais. A maior parte é para o cargo de carteiro, de nível médio. Confira a relação!

Vale destacar que os sindicatos já pontuaram que as vagas ofertadas nos editais são consideradas "insuficientes" e não suprem a real necessidade da empresa.

A Federação Interestadual dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Findect) solicitou uma intervenção em relação ao edital e enfatizou a urgência de uma ampliação nas contratações, abrangendo todos os cargos.

A categoria ainda destacou que continuará lutando para que novos concursos sejam realizados, possibilitando mais contratações. Além disso, apoia a utilização do cadastro de reserva para que o maior número possível de aprovados seja convocado.

"A Findect seguirá lutando para que novos concursos sejam realizados, garantindo que o quadro de trabalhadores atenda às necessidades da empresa e da população", disse o sindicato. No ano passado, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) informou ao Folha 24 Horas que o déficit dos Correios ultrapassava 7,7 mil cargos.



O que você achou? Siga o @folha24horas no X para ver mais e deixar seu comentário e rever nossas novidades.

Comentários