Concurso INSS 2025: MPS explica autorização e lotação dos peritos



Um novo concurso público foi autorizado para 175 vagas de peritos médicos federais. Apesar de ser uma carreira específica e destinada a candidatos que possuem nível superior, a seleção ainda levanta dúvidas quanto ao órgão que ficará responsável pelo edital.

Por meio do portal de Acesso à Informação do Governo Federal, o Ministério da Previdência Social explicou o processo de autorização e, principalmente, outros detalhes relacionados ao concurso público.

Conforme reforçado pelo órgão, o concurso para peritos médicos federais ficará sob sua responsabilidade e não sob a responsabilidade do INSS. Sendo assim, mesmo que boa parte das atribuições dos servidores seja desempenhada em atividades localizadas em Agências da Previdência Social, os aprovados serão lotados em seu quadro funcional.

Ainda não há informações sobre uma possível banca organizadora, nem data de divulgação do novo concurso público. No entanto, a portaria que autorizou o concurso reforça que o edital deve sair em um prazo de seis meses, contados a partir da data de autorização no Diário Oficial da União.

O concurso foi autorizado no início de agosto e, com o prazo máximo indicado, o edital com as 175 vagas deverá ser divulgado até fevereiro de 2025.

As provas, por sua vez, deverão respeitar um prazo mínimo de dois meses após a divulgação do edital do concurso público. Ou seja, a partir de abril de 2025, a primeira etapa da seleção poderá ser aplicada aos candidatos.

Vagas autorizadas no concurso correspondem a 11% do pedido encaminhado ao MGI Apesar do concurso Ministério da Previdência (MPS) contar com aval de 175 oportunidades, o quantitativo corresponde a apenas a 11% do que foi solicitado pela pasta.

Conforme divulgado em fevereiro deste ano, o MPS pediu 1.574 vagas para peritos, mas somente 11% (175) foi autorizado.

Dessa forma, os futuros candidatos podem esperar a possibilidade de convocações extras, com a chamada de excedentes, considerando o grande déficit de servidores na carreira.

De acordo com informações apresentadas durante audiência pública no Senado, a Perícia Médica já teve 4.500 servidores, mas, em 2023, contava com apenas 2.900 peritos.

A lei permite que o MPS solicite até 25% a mais de vagas além das inicialmente autorizadas, o que possibilitaria a convocação de mais 43 candidatos, caso o MGI dê o aval.

No entanto, para preencher um número de vagas superior aos 25% adicionais, o MPS precisará solicitar autorização ao Governo Federal, que só poderá ser concedida por meio de despacho presidencial.

Resumo do concurso INSS

  • Órgão: Ministério da Previdência Social
  • Situação atual: autorizado
  • Banca: a definir
  • Cargos: perito médico federal
  • Escolaridade: nível superior em Medicina
  • Vagas: 175
  • Remuneração: de até R$14.166,99



O que você achou? Siga o @folha24horas no X para ver mais e deixar seu comentário e rever nossas novidades.

Comentários