O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou o concurso com 1 mil vagas de técnico do seguro social, que deve receber cerca de 1,5 milhão de inscrições, segundo previsão do ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira.
VEJA O EDITAL DO CONCURSO VEJA A DISTRIBUIÇÃO DAS 1.000 VAGAS Com a possibilidade de 1,5 mil candidatos disputarem uma vaga, sai na frente quem souber se organizar nos estudos e priorizar o que é mais importante, principalmente nesta reta final, a dois meses da prova, que será aplicada no dia 27 de novembro.
Veja abaixo as dicas de Antonio Batist, especialista em gestão pública e empresarial, e Aragonê Fernandes, Fernando Maciel e Fernando Mesquita, especialistas do Gran Cursos Online.
O que não mudou
Antonio Batist lembra que a banca que conduzirá o concurso INSS é a mesma da seleção anterior de 2016 – o Cebraspe, antigo Cespe/UnB.O especialista destaca que a organizadora tem várias provas recentes de outros concursos, o que facilita a preparação, pois pode-se usar a prova anterior como referência de estilo.
Nesse caso, ele aconselha ter atenção com as atualizações de legislações.
“Outro aspecto importante é que o perfil geral de provas de 2016 e de 2022 é o mesmo, ou seja, provas com alternativas apenas de certo e errado, em que cada questão que o candidato erra anula a pontuação de algum eventual acerto”, explica.
Principais novidades
Para Batist, a principal novidade é que haverá uma etapa a mais, inédita em relação ao concurso anterior: um curso de formação classificatório e eliminatório.
Nele, o candidato responderá 120 questões no estilo certo e errado e fará ainda duas questões discursivas.
Segundo o especialista, em 2016, o candidato marcava a prova objetiva e, se aprovado dentro das vagas, só precisava aguardar a convocação para posse.
Em 2022, mesmo que ele seja o primeiro colocado na prova objetiva, precisará ser aprovado também na outra etapa, que é o curso de formação.
Para os especialistas do Gran Cursos Online, apesar de não haver redação na prova objetiva, o curso de formação vai cobrar questões discursivas que devem ser respondidas com redação.
Assim, eles recomendam que o candidato se dedique à prática de escrita.
A nota final no concurso será a soma da nota final da prova objetiva e da nota final obtida no curso de formação.
Os candidatos serão listados em ordem de classificação por gerência executiva do INSS, de acordo com os valores decrescentes das notas finais no concurso.
O que você achou? Siga @tutoresconcurso no Twitter para ver mais e deixar seu comentário logo aqui
Serviço:
Outras Informações – Aqui
Dicas para Concursos - Aqui
Para mais informações consulte o nosso blog.
Comentários
Postar um comentário