O TecMundo traz essa infomação baastante interessante que 20% dos barasileiros online já sofreram golpes na internet e que segurança online não tem sido um hábito de costume dos brasileiros.
Pelo menos, é o que mostra a pesquisa “Impressões Digitais e sua relação com as pessoas e as empresas”, da Kaspersky. O estudo observou que quase 20% das pessoas no Brasil já tiveram problemas com o uso de cartão de crédito na internet, sendo utilizados por terceiros sem autorização.
Pode parecer pouco, mas o número assusta ao levar em conta quantos usam o crédito como meio de pagamento para compras online, o mais comum no Brasil, onde 70% da população tem três ou mais cartões, segundo o Serasa.
A falta de atenção é tanta que a Kaspersky apontou ainda que os brasileiros são, entre as pessoas da América Latina, os que menos veem riscos ao cadastrar os dados do cartão crédito em sites ou aplicativos.
Essa é justamente a forma mais comum de sofrer golpes: digitando as informações em qualquer site. O segundo método usado pelos criminosos é o ataque direto a empresas com muitos clientes. Junto com os argentinos, os brasileiros deixam os dados de pagamento salvos nos serviços online.
“Esta é uma cultura que temos que mudar, as pessoas precisam tomar medidas mínimas para se protegerem. Em caso de ciberataque, o cliente final não tem responsabilidade, mas ele pode ter prejuízos e tem a oportunidade de evitá-los”, disse Fabio Assolini, diretor da Equipe de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.
A prevenção passa pela ativação de alertas de compras via SMS e e-mail, o uso de senhas únicas e utilização de um gerenciador de senhas e evitar deixar as informações de pagamento salvas ou usar cartões virtuais. Também é preciso ter olho vivo quanto a promoções por e-mail, SMS ou apps de mensagens.
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